Dia D, em Mongaguá, conscientiza sobre câncer de mama

Dia D, em Mongaguá, conscientiza sobre câncer de mama

Ação especial, realizada pela equipe da Alpha, mostrou a importância do diagnóstico precoce

O PS Central de Mongaguá (Vera Cruz) foi palco do Dia D de prevenção ao Câncer de Mama no último dia 27. A Ação, realizada pelos profissionais do Instituto Alpha de Medicina para a Saúde, que administra o equipamento por meio de um contrato de Gestão com a prefeitura local, contou com o apoio da Diretoria Municipal de Saúde. Dezenas de mulheres passaram pela unidade para realizar consulta com especialista e, ainda, passar por exames.

Durante o dia, o prefeito da cidade, Marcio Melo Gomes, o Márcio Cabeça, passou pela unidade junto com integrantes da Administração Municipal para acompanhar o atendimento oferecido às moradoras do município, na iniciativa que fez alusão à campanha do Outubro Rosa.

Para o médico ginecologista Walter Primitz, responsável pelos atendimentos no local, campanhas como essa fazem a diferença na mudança da cultura e do pensamento das mulheres. “As campanhas tem uma relevância muito grande e, a cada ano, tenho certeza que vai aumentar a adesão dos pacientes pela praticidade, pois o atendimento é rápido e não há necessidade de agendamento com antecedência. Essas atividades também são fundamentais no processo de conscientização das pessoas sobre o autocuidado e o autoexame”, afirmou.

Depoimento

Quem também participou da atividade foi a colaboradora da Alpha Ana Carla dos Santos Gonçalves, de 43 anos. Ela, que é profissional da saúde, teve o diagnóstico, em maio, que tinha câncer de mama. “Descobri por meio do exame de toque, um nódulo. Aí comecei a investigar, ouvir pessoas próximas. Fui ao mastologista e, numa conversa, descobri que já havia tido outros sintomas, mas que não os conectei ao câncer”.

Ana Carla já iniciou os tratamentos, pelo SUS, e deve fazer uma cirurgia no começo de 2022. Ela deixa um recado a todas as mulheres. “O quanto mais rápido você descobrir, maior é a chance de cura. Sou da área da saúde e em todo mês de outubro fazia campanhas e falava do Câncer de Mama. Mas não adianta só vestir a camisa e fazer foto no mês da campanha. É preciso se atentar, fazer exames sempre, não deixar nenhum sinal passar despercebido. As vezes um detalhe pequeno faz a diferença no diagnóstico final”, frisou.

2019 - Instituto Alpha - Todos os direitos reservados | Admin
Skip to content