Campanhas de prevenção marcam o mês de setembro nos PSs Central e Infantil de Cubatão

Campanhas de prevenção marcam o mês de setembro nos PSs Central e Infantil de Cubatão

Doação de medula e prevenção ao suicídio foram os temas escolhidos

Publicado em 5 de setembro

Realizadas pelo Instituto Alpha em parceria com a Prefeitura de Cubatão, objetivo é conscientizar as pessoas em relação à prevenção ao suicídio e à doação de medula.

 
Quando falamos em saúde, prevenção é sempre algo fundamental para evitarmos problemas sérios lá na frente. E, ciente disso, o Instituto Alpha, responsável pela gestão dos PSs Central, Infantil e o SAMU de Cubatão, apoia ações neste sentido e, agora em setembro, não será diferente.

Depois de promover campanhas relacionadas ao combate às hepatites e a importância da doação de sangue, por exemplo, agora chegou a vez de falar de dois temas importantes: a prevenção ao suicídio e à doação de medula óssea.

O suicídio é a quarta maior causa do número de mortes entre jovens no Brasil, segundo o Ministério da Saúde; de 2007 a 2016, mais de 107 mil pessoas retiraram sua vida desta trágica forma no País, ainda de acordo com o Ministério. Para conscientizar as pessoas do cuidado nesta delicada questão, surge o Setembro Amarelo. A Prefeitura de Cubatão e a Apha, em conjunto, farão ações, com camisetas com temáticas alusivas e orientações junto aos pacientes.

Doação de medula

Este mês também é dedicado ao estímulo à doação de órgãos, de modo especial à doação de medula óssea. A Alpha produzirá um material com orientações específicas para orientar as pessoas quanto aos procedimentos para realizar esse importante ato de amor que salva vidas. Em 2017, pouco mais de 280 mil pessoas se dispuseram a doar, o pior número dos últimos três anos. Novos cadastros só vêm caindo. Esses dados são do Redome, o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea.

Quem quiser doar, pode procurar o Hospital Guilherme Álvaro, que é a referência, na Baixada, para doação de medula. Fica na Rua Oswaldo Cruz, 197, Boqueirão, Santos. Funciona de segunda a sábado, das 8h às 12h30Mais informações: 3223-2860.

2019 - Instituto Alpha - Todos os direitos reservados | Admin
Skip to content